Vantagens de usar a Metodologia Scrum para desenvolvimento Web
16 de setembro de 2019


Imagem de: Vantagens de usar a Metodologia Scrum para desenvolvimento Web

Nessa metodologia, o projeto é dividido em ciclos ou sprints. No início de cada um desses ciclos, é realizada uma reunião de planejamento que visa criar prioridades para os itens do Product Backlog, que é o agrupamento de todas as funcionalidades a serem entregues. Após essa priorização, são escolhidas as atividades a serem trabalhadas durante aquele sprint.

Durante o período do Sprint, no início de cada dia são feitos alinhamentos entre o time para acompanhar quais atividades já foram realizadas e quais são as prioridades do dia. Ao final daquele sprint são analisadas as entregas realizadas, propostas de melhorias para os próximos ciclos e feito o planejamento do próximo sprint a se iniciar.

Vantagens do método

1. Começo imediato

Diferente de outros tipos de metodologias de projetos em que só é possível iniciar depois de ter um escopo detalhado, na SCRUM, o início é rápido, já que os detalhes vão sendo acrescentados ao longo dos Sprints.

2. Flexibilidade

Em projetos web é comum que as mudanças aconteçam tanto logo no início, no meio ou mesmo no final do projeto. Essa metodologia facilita o planejamento de projetos desse estilo, pois as mudanças podem ser incorporadas aos novos ciclos que estão por vir.

Be Code (Fonte: Trello/Reprodução)
Be Code (Fonte: Trello/Reprodução)

3. Resultados Visíveis em cada etapa

Como cada Sprint carrega uma parte do desenvolvimento, o cliente pode ficar mais inteirado daquilo que está sendo feito, já que é possível fazer demonstrações das funcionalidades que já foram desenvolvidas para que haja discussão sobre a aprovação ou melhorias.

4. Seu produto chega mais rápido ao mercado

Essa metodologia propicia o desenvolvimento mais ágil de um Produto Mínimo Viável (PMV), ou seja, você tem um produto que pode ser colocado no mercado de forma mais rápida e conforme os outros ciclos do projeto forem sendo desenvolvidos, as melhorias vão sendo aplicadas ao PMV. Assim, você ou o seu cliente não precisam arriscar colocar um produto no mercado que precise passar por alterações posteriores e, dependendo do caso, até mesmo ser retirado do mercado.

5. Menos Riscos

A maior vantagem oferecida por essa metodologia é a diminuição no risco do projeto, pois, como ele tem um desenvolvimento rápido e acompanhado de perto pelo cliente, é possível ajustar falhas ao longo do processo e oferecer um produto mais garantido no mercado.