Sistemas de prevenção se tornaram uma exigência de compliance principalmente para as empresas que operam com a rede SWIFT.

A prevenção contra a lavagem de dinheiro está cada vez mais na agenda de governos e empresas em todo o mundo.

O aprimoramento de normas visa manter em circulação o dinheiro lícito enquanto o combate a práticas ilegais – principalmente a corrupção – vem ganhando instrumental cada vez mais sofisticado.

A falta de controles eficientes tornam as empresas vulneráveis a diversos riscos e reputação, tanto no mercado corporativo como no âmbito governamental. Por isso, sistemas de prevenção se tornaram uma exigência de compliance inclusive para as empresas que operam com a rede SWIFT. A FATO adquiriu o SIRCOI e o aprimorou com o objetivo de suprir esta demanda.

Atendendo a Lei Federal nº 9.613 e suas regulamentações, o SIRCOI foi implementado em diversas instituições financeiras de vários perfis, nos mais variados produtos bancários disponíveis atualmente, incluindo diversos módulos que complementam as obrigações legais, fornecendo uma solução completa que centraliza a documentação de todas as ações tomadas referente as análises de prevenção a lavagem de dinheiro.

Alguns dos produtos monitorados pelo SIRCOI são conta corrente, fundos, câmbio, bolsa, seguros, previdência, além de outros.

Produtividade

O SIRCOI tem a capacidade de aumentar a produtividade na análise dos alertas, disponibilizando através de uma interface única todas as informações necessárias para um mapeamento perfeito de cada caso.

O sistema monitora toda a movimentação dos clientes nos seus produtos integrados e permite que os gestores do sistema possam se comunicar de maneira automatizada com os gerentes responsáveis, via intranet, visando obter mais detalhes sobre uma possível movimentação suspeita.

É um aliado do Compliance Officer e sua equipe pois auxilia a diminuir os riscos inerentes às atividades bancárias e ao monitoramento diário dos clientes, uma vez que possibilita relatórios completos das movimentações, padroniza os questionamentos feitos às agências e centraliza as investigações referentes aos clientes.

Sua vantagem competitiva reside na combinação de funcionalidades como o Painel do Analista, que apresenta todas as informações gerenciais necessárias para a tomada de decisões, os Parâmetros Automáticos que fazem uma varredura em cada produto, Relatórios de Suspeitas que trabalham com diversos filtros para maior capacidade de detecção de fraudes, Gráficos Gerenciais com estatísticas do sistema, Auditoria além de outras ferramentas de altíssima eficácia.

O SIRCOI é operado diariamente por profissionais de Compliance, que também tem acesso às bases estruturadas de mercado para averiguação de CPF.

Feito isso, em caso de suspeita, a instituição bloqueia recursos e os órgãos federais são comunicados imediatamente.
Entre em contato conosco e solicite uma apresentação do SIRCOI na sua empresa.