Pix entra em operação em fase restrita nesta terça; saiba como funciona
3 de novembro de 2020


Sistema de pagamentos e transferências instantâneas do BC vai funcionar para clientes selecionados até o dia 15, antes de ser liberado de forma ampla

Chegou o dia: o Pix, o tão aguardado sistema de pagamentos e transferências instantâneas desenvolvido pelo Banco Central, começa a funcionar nesta terça-feira, 3. De hoje até o dia 15, alguns clientes das 762 instituições inicialmente aprovadas para oferecer o serviço poderão experimentar as primeiras transações na prática.

Essa fase de operação restrita irá valer para clientes selecionados pelas instituições, que terão acesso a todas as funcionalidades do Pix, entre elas a de realizar pagamentos.

Apesar de poucos poderem enviar dinheiro, todos os clientes que possuem conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga nas instituições habilitadas poderão receber transações Pix, seja por meio da inserção manual de dados, seja pela chave Pix.

Todos os clientes também deverão ser informados sobre o período de operação restrita do Pix, inclusive com a distinção do que cada cliente (entre selecionados e não selecionados) poderá realizar, bem como os horários de funcionamento do sistema no período.