Novo recurso do Chrome promete reduzir consumo de memória RAM
14 de outubro de 2019


Imagem de: Novo recurso do Chrome promete reduzir consumo de memória RAM

O navegador da companhia popularizou o recurso de abas independentes, que o tornava diferente dos outros navegadores por ser mais estável: quando uma aba travava, ela podia ser fechada sem impactar no funcionamento geral do aplicativo. O problema é que isso faz o app consumir muito mais RAM.

Com o passar do tempo, a Google foi lançando soluções para minimizar esse consumo.

Fonte: Bitsnapper/Reprodução

Em 2015, foi lançado o “descarte de abas”, que suspendia as abas quando o sistema ficava com pouca memória disponível, e as impedia de recarregar em segundo plano.

Agora, o novo recurso, “congelar abas”, funciona de forma parecida, mas dá mais controle ao usuário: quando a suspensão de abas deve ocorrer, e por quanto tempo.

Por enquanto, somente a versão Canary v79 (build de testes) possui a função de congelar abas. Você pode baixá-la clicando aqui.

Para testá-la, copie o endereço chrome://flags/#proactive-tab-freeze e cole-o na barra de endereços do navegador. Você terá acesso às opções abaixo, em inglês:

  • Default (off)
  • Enabled (unused tabs are frozen after five minutes)
  • Enabled freeze – no unfreeze (tabs won’t unfreeze until clicked)
  • Enabled freeze – unfreeze for 10 seconds every 15 minutes
  • Disabled

No endereço chrome://discards você poderá checar o status de todas as abas abertas atualmente, além de poder gerenciá-las de forma manual.

Quando o recurso for lançado em uma versão final (se for), é possível que a Google o disponibilize de uma maneira mais acessível.