Google lança chip de IA e se firma na corrida tecnológica
10 de abril de 2024


Com novidade, empresa pode deixar de gastar milhares de dólares em chips

Google se fixa cada vez mais na corrida pelo desenvolvimento da inteligência artificial (Google/Divulgação)

Google se fixa cada vez mais na corrida pelo desenvolvimento da inteligência artificial (Google/Divulgação)

 

Na terça-feira, o Google anunciou um novo chip baseado em inteligência artificial, o chamado Axion. Além disso, foi divulgado o desenvolvimento de um novo processador, baseado na tecnologia da empresa Arm.

Segundo a Business Insider, a ideia é oferecer o chip por meio do Google Cloud. De acordo com a empresa, ele possui desempenho superior aos chips x86 e aos chips Arm de uso geral.

O lançamento do novo CPU — sigla para central processing unit, chip responsável pelo processamento de dados — vem depois de lançamentos da Amazon e da Microsoft que também se baseiam em processadores ligados à Arm.

De acordo com o Google, o Axion melhorará a performance de tarefas de propósito geral, como bancos de dados open-source, treinamento de inteligências artificiais e mecanismos de análise de dados. A empresa afirma ainda que o chip melhorará a performance em 50% e a eficiência energética em 60%.

A decisão do Google de fazer seu próprio chip de IA pode levar a uma competição com empresas como Nvidia e Intel. A medida pode ainda resultar em uma poupança significativa de recursos, já que chips podem chegar a custar dezenas de milhares de dólares.

CPUs como o Axion possuem um papel importante na corrida pelo avanço da inteligência artificial, uma vez que o treinamento de IAs complexas envolve o processamento de grandes quantidades de dados, os quais CPUs ajudam a analisar.

Neste momento, estamos testemunhando uma verdadeira corrida pelo avanço de inteligências artificiais, à medida que chatbots como o ChatGPT e o Gemini tornam-se cada vez mais desenvolvidos e populares. Agora, o Google parece entrar na corrida de forma definitiva, buscando recuperar o tempo perdido e colocar-se entre os maiores desenvolvedores de IAs do planeta.

Créditos

Sabrina Brito – Redatora
Formada pela Universidade de São Paulo, foi repórter na revista VEJA e editora na Consultor Jurídico. É também graduanda em Direito.