Estas tendências de liderança vieram para ficar, segundo especialistas
12 de julho de 2019


O que vai determinar o sucesso (ou o fracasso) de um líder hoje em dia e nas próximas décadas? Perguntamos isso a três especialistas

Por Natalia Góme

São Paulo – A forma de consumir produtos e serviços está mudando de forma tão acelerada que saber lidar com esta constante transformação se tornou a principal preocupação de quem ocupa uma posição de liderança na atualidade. Não basta apenas reagir quando todo o mercado mudou. É preciso perceber as mudanças antes que se espalhem e se movimentar o mais rápido possível para não perder sua fatia de mercado.

Para isso, é crucial que os líderes saibam mobilizar as pessoas e construir as alianças necessárias em um curto espaço de tempo. O desafio é democrático: não ocorre apenas em empresas que atuam diretamente com tecnologia, mas também nos setores tradicionais, igualmente impactados pelas novas maneiras que os consumidores têm de se comunicar, pesquisar e comprar.

Mapear mudanças

Seja em startups ou em grandes indústrias, a tendência é que os líderes sejam responsáveis por mapear tudo o que está acontecendo na sua área de atuação e até em outros setores. “Hoje o líder precisa entender um ecossistema muito complexo, que envolve o mundo externo, o ambiente interno da empresa, o futuro, o presente, a realidade nacional e também a internacional”, explica Elaine Tavares, diretora do Coppead, instituto de administração da UFRJ.

Uma das formas de conhecer as tendências de mercado é viver a experiência do consumidor final, procurando congressos e feiras frequentadas pelo cliente, ou indo até o ponto de venda para consumir e observar a concorrência. Segundo João Marcelo Furlan, diretor da Enora Leaders, muitos líderes se fecham para o que existe de novo porque temem perder a sua posição com a entrada de novas ferramentas e tecnologias, um erro que pode ser fatal para a carreira.

Outra maneira de mapear o mercado é fazer perguntas para os clientes, procurando entender como poderiam ser melhor atendidos e qual é o principal desafio que enfrentam no seu dia a dia. Neste diálogo, é importante escutar as respostas atentamente, deixando o cliente livre para contar as suas dificuldades.