Os softwares de acesso remoto são programas que permitem que uma pessoa se conecte a outro computador, servidor ou rede. Com isso, o usuário estabelece uma conexão com duas ou mais máquinas em diferentes redes e localização.
Bastante usado no meio corporativo, esses softwares também são muito úteis para usuários comuns. A seguir, conheça um pouco das aplicações desses programas e quatro opções disponíveis no Baixaki.
Softwares de acesso remoto são excelentes aliados durante viagens.Fonte: Andrea Piacquadio/Pexels
Quais são as utilidades de software para acesso remoto?
Os aplicativos de acesso remoto são usados para diferentes propósitos no dia a dia. O mais comum é para receber ou oferecer suporte técnico de informática sem que o profissional tenha que visitar a casa ou escritório do cliente.
A segunda aplicação é usar o software para acessar um computador de mesa quando a pessoa estiver em uma viagem ou longe do trabalho. Com um notebook ou dispositivo móvel, é possível controlar a outra máquina em qualquer lugar do mundo.
Outra possibilidade é compartilhar e editar documentos com outras pessoas. Os programas de acesso remoto podem oferecer mais agilidade na troca de arquivos do que alternativas na nuvem, como o Google Drive e o Dropbox.
AnyDesk
Fonte: AnyDesk/Divulgação
Extremamente leve, o AnyDesk é um aplicativo compatível com Windows, Linux e MacOs. Além disso, ele possui versões para dispositivos móveis como os sistemas operacionais iOS e Android.
Ao conectar dois computadores usando o software, o “visitante” acessa a máquina com respostas quase instantâneas. Visando a segurança, a plataforma permite criar códigos de permissão com diferentes níveis de acesso.
Com uma interface semelhante ao navegador Google Chrome, o AnyDesk permite ter várias guias para controlar diferentes PCs ao mesmo tempo. Bem como, as recentes versões aprimoraram a comunicação entre os usuários.
KHelpDesk
Fonte: KHelpDesk/Divulgação
O KHelpDesk é um software ideal para quem busca mais segurança durante o acesso remoto. O programa se destaca por usar canais criptografados de ponta a ponta sem a necessidade de VPNs.
Outro ponto chamativo são as versões do app para iOS e Android. Isso possibilita que o usuário se conecte à máquina em qualquer lugar e gerencie os arquivos com o dispositivo móvel.
Para mais, a plataforma é recomendada para empresas de tecnologia que prestam serviços de atendimento. Ela oferece uma interface personalizada para marcas e suporte para vários clientes ou equipes.
LogMeIn Pro
Fonte: LogMeIn Pro/Divulgação
O LogMeIn Pro é outra opção de software que oferece total liberdade para o usuário. A ferramenta concede acesso remoto a computadores, permitindo executar programas e transferir arquivos mesmo longe da máquina.
Seguindo os exemplos anteriores, a plataforma também conta com versões para dispositivos móveis que possibilita controlar PCs Windows e MacOS. Outro diferencial é a opção de acesso remoto através do navegador.
Priorizando a segurança, o LogMeIn Pro usa conexões criptografadas com verificação de dois fatores. Recomendado para empreendedores e pequenas empresas, o software ainda traz uma interface bastante simples e intuitiva.
TeamViewer
Fonte: TeamViewer/Divulgação
Atendendo a diversos públicos, o TeamViewer é um dos programas de acesso remoto mais completos. Com opções gratuitas, o aplicativo está disponível para Windows, MacOS, Linux, dispositivos móveis e navegadores.
Com recursos de segurança de nível industrial, a plataforma trabalha com conexão com criptografia de ponta a ponta. Para mais, o software traz uma interface amigável e intuitiva que facilita a vida de usuários com pouca intimidade com tecnologia.
Além de oferecer o serviço de acesso remoto, o TeamViewer se tornou uma ferramenta de trabalho durante a pandemia. Por exemplo, é possível compartilhar arquivos e realizar reuniões usando recursos de áudio e vídeo.
Programas de acesso remoto podem atender públicos e objetivos variados.Fonte: Vanessa Garcia/Pexels
Qual é o melhor programa para acesso remoto?
Cada aplicativo de acesso remoto traz recursos e características próprias. Com isso, cabe aos usuários analisar qual software combina melhor com as suas necessidades e exigências.
Há pessoas que buscam por uma solução para problemas pontuais, enquanto outras podem usar os programas como uma ferramenta diária de trabalho. Porém, o mais importante é avaliar qual oferece o melhor nível de segurança.