Mestre do ChatGPT: 7 dicas para dominar a IA e ter as melhores respostas
10 de junho de 2024


Com o avanço da inteligência artificial (IA), chatbots como o ChatGPT estão se tornando cada vez mais capazes de responder a perguntas complexas e atender a diversas demandas. No entanto, para obter resultados ainda melhores e evitar erros e imprecisões, os usuários precisam seguir algumas boas práticas. Apresentar comandos detalhados e específicos, por exemplo, é uma maneira eficaz de direcionar a IA a fornecer respostas mais precisas e relevantes. Além disso, a escolha de palavras-chave relacionadas ao tópico pesquisado ajuda a obter retornos mais assertivos, reduzindo ambiguidades e orientando a IA a fornecer informações úteis.

Lista reúne dicas para conseguir as melhores respostas do ChatGPT; confira — Foto: Pexels

Lista reúne dicas para conseguir as melhores respostas do ChatGPT; confira — Foto: Pexels

O ChatGPT pode fornecer respostas erradas?

 

Assim como outros chatbots de inteligência artificial (IA), o ChatGPT pode cometer erros, apresentar propostas imprecisas e reproduzir preconceitos. Essas ferramentas podem até “inventar” informações, falha conhecida como “alucinação”, que ocorre quando os chatbots criam dados ou geram informações incorretas simplesmente para não deixar o usuário sem resposta.

Como a versão gratuita ilimitada do ChatGPT está restrita às bases de dados com as quais foi treinada, ela apresenta limitações e pode gerar feedacks imprecisos e desatualizados. E mesmo os modelos que fazem pesquisas na web se baseiam em conteúdos de origem humana e, por isso, podem acabar reproduzindo preconceitos e discriminações, além de informações falsas. Outros fatores que podem gerar respostas ruins são falhas de programação e comandos ou perguntas confusos. Veja a lista a seguir com dicas para dominar a inteligência artificial.

  1. Seja específico
  2. Use palavras-chave relevantes
  3. Defina limites às respostas
  4. Peça mais informações
  5. Diga onde pretende usar as informações
  6. Explique o que não funcionou em respostas anteriores
  7. Use o ChatGPT pago (se puder)

1. Seja específico

Quanto mais precisos forem os comandos ou as perguntas apresentados ao ChatGPT, melhores e mais adequadas serão as respostas geradas pela plataforma. Para evitar feedbacks irrelevantes ou genéricos, é importante contextualizar o assunto abordado e fornecer detalhes do que se está buscando.

Perguntas não detalhadas ao ChatGPT podem gerar respostas genéricas — Foto: Reprodução/Júllia SilveiraPerguntas não detalhadas ao ChatGPT podem gerar respostas genéricas — Foto: Reprodução/Júllia Silveira

Em vez de perguntar, por exemplo, como melhorar seu computador pessoal, o usuário pode pedir que o chatbot indique as melhores opções de upgrade para um laptop específico, informando sua marca e especificações técnicas. Dessa forma, a IA consegue entender melhor as demandas e fornecer uma resposta mais detalhada. Realizamos um teste com sugestões do próprio ChatGPT para identificar os diferentes feedbacks apresentados para prompts mais ou menos detalhados.

Em um exemplo sugerido pelo próprio ChatGPT, é possível identificar a mudança de respostas para comandos mais específicos — Foto: Reprodução/Júlia Silveira
Em um exemplo sugerido pelo próprio ChatGPT, é possível identificar a mudança de respostas para comandos mais específicos — Foto: Reprodução/Júlia Silveira