A primeira posição do ranking é ocupada pelo cargo de Especialista em Inteligência Artificial, profissional responsável por analisar em que áreas faz sentido implementar ou criar sistemas inteligentes. A função, que pode ser ocupada por um pesquisador ou engenheiro com conhecimentos avançados em aprendizado da máquina, teve um crescimento de 74% no número de empregos nos últimos quatro anos, nos Estados Unidos.
E a área de tecnologia tem outros empregos promissores em destaque na edição mais recente da pesquisa anual do LinkedIn, como Engenheiro de Robótica, Cientista de Dados, Engenheiro Full Stack e Engenheiro de Confiabilidade de Sites, que completam o top 5 da lista.
Apesar disto, o economista do LinkedIn Guy Berger revela que nem todos os contratados para tais funções trabalham em empresas do setor tecnológico, pois hoje em dia praticamente todas as corporações precisam adotar o uso da tecnologia em algum nível.
Veja a lista dos empregos que mais crescem
Cargos ligados aos setores de relacionamento com o cliente e saúde também se destacaram no ranking, aparecendo entre as profissões que mais cresceram nos últimos anos.
Confira o ranking das profissões mais promissoras, segundo o LinkedIn:
- Especialista em Inteligência Artificial
- Engenheiro de Robótica
- Cientista de Dados
- Engenheiro Full Stack
- Engenheiro de Confiabilidade de Site
- Especialista em Sucesso do Cliente
- Representante de Desenvolvimento de Vendas
- Engenheiro de Dados
- Técnico em Saúde Comportamental
- Especialista em Segurança Cibernética
- Desenvolvedor de back-end
- Diretor de Receita
- Engenheiro de Cloud
- Desenvolvedor JavaScript
- Product Owner
De acordo com a Forbes, os dados da pesquisa foram coletados das informações prestadas pelos usuários da rede social.