O Google anunciou nesta terça-feira (5) um novo programa chamado ‘Web Vitals’, que será responsável por gerenciar a avaliação e performance de sites. A iniciativa vem para fornecer novas métricas de uso para que a experiência do usuário esteja sempre em melhoria.
No total, a empresa reúne três “necessidades da experiência do usuário” na web para 2020: tempo de carregamento das páginas, interatividade e estabilidade visual do conteúdo.
A empresa diz que medir a qualidade da experiência do usuário pode ser complicado, pois existem pontos específicos e contextuais nos sites. Por isso, criou os “Core Web Vitals” como pontos críticos dessa experiência.
Google detalha funcionalidades do novo programa Web Vitals.Fonte: web.dev/Reprodução
Sites melhores otimizados, normalmente, são mais recomendados e contam com melhor pontuação em rankings de pesquisa. O Google incentiva proprietários de sites a coletar análises de medição na nova plataforma para obter métricas de desempenho.
Diferente de ferramentas como Chrome DevTools, Lighthouse, PageSpeed Insights e outras, a nova é simplificada para que os proprietários entendam facilmente os dados.
O Google também anunciou que outras ferramentas, como as citadas acima e a Search Console, receberão atualizações com orientações sobre como melhorar cada métrica. O Web Vitals, por sua vez, será atualizado anualmente com novas medições.
Segundo a empresa, a atual versão ainda não tem um “conjunto completo de métricas que captura a experiência ideal do usuário na web”.