Entender o que o público pensa é o grande desafio das fabricantes na hora de colocar um produto nas lojas. A empresa de consultoria GfK também acha isso, mas encontrou respostas interessantes sobre o mercado atual e apresentou algumas tendências globais para eletrônicos.
Segundo Friedemann Stoeckle, representante da GfK, o mercado de bens de consumo de tecnologia deve gerar 1,052 trilhão de euros em vendas só em 2019, um crescimento de 1% em relação ao ano anterior. Alguns setores estão freando, como aparelhos para escritório e TI, mas os outros — incluindo celulares — puxam os números para cima.
Além disso, ele apresentou cinco tendências que devem ser identificadas para 2019. Você se encaixa nelas?
O consumidor exige cada vez mais performance do produto comprado, mesmo que ele não seja exatamente da faixa de preço que garanta maior primor técnico. O produto deve ser rápido e ao menos trabalhar em alguns aspectos como um top de linha.
Vale a regra do “menos é mais” no design e também na quantidade de funções ou de passos para realizar alguma tarefa no aparelho. Controle via gestos ou comandos de voz são apreciados, e o consumidor pede que todos os dispositivos estejam rapidamente conectados entre si.
O público vem buscando comprar itens de sua preferência, mas que também sejam interessantes para serem mostrados a outras pessoas. Para muita gente, já é possível até mesmo fazer alguns sacrifícios e malabarismos nas finanças para adquirir um item assim. Explicamos um pouco melhor essa tendência neste link.
Essa tendência de “compras sem fronteiras” significar dar ao consumidor a habilidade de adquirir produtos onde e quando ele quiser, com mobile sendo o principal meio. Inclusive, 65% dos entrevistados pela GfK concordaram com a frase “Eu sinto que eu agora estou mais em controle do que nunca na hora de escolher o melhor produto para comprar”.
Essa é uma tendência extra. Ela indica o alto impacto do mercado de tecnologia em economias em desenvolvimento, como Ásia e América Latina. Ambas as regiões estão amadurecendo, e agora o mercado também passa a entender melhor esses locais e direcionar para cada um deles os produtos que serão mais bem aceitos.