Mercado inicia semana à espera de balanços nos EUA
13 de julho de 2020


Resultados do segundo trimestre de bancos de investimentos, como JPMorgan, Goldman Sachs e Credit Suisse devem ser termômetro da recuperação dos EUA

A semana nos mercados começa com investidores divididos entre sinais de retomada da economia mundial e aumento de casos do novo coronavírus no planeta, especialmente nos Estados Unidos. Diante de indícios de reação econômica, há a expectativa de ampliação na produção mundial de petróleo pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), que deve se reunir virtualmente na quarta-feira, 15.

Antes, porém, a informação de que a Líbia suspendeu novamente suas exportações da commodity pode trazer algum alento. Além disso, a safra de balanços trimestrais começa nos EUA, com resultados de importantes bancos como JPMorgan (terça), Citigroup (terça) e Goldman (quarta), que devem ser um termômetro importante da recuperação dos EUA e ainda para os mercados. Nesta segunda, a PepsiCo informa seus números.

A despeito da sinalização de reação da atividade global, o número de casos de pessoas infectadas pela doença não para de crescer, o que pode colocar em risco essa retomada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de confirmações da covid-19 atingiu novo recorde em 24 horas, de mais de 230 mil, ante 228 mil na sexta-feira (10). Os Estados Unidos, mais uma vez superaram os demais países, com mais de 66 mil registros. No sábado, a Flórida registrou o maior avanço diário de casos da pandemia, alcançando 15.299. Também naquele dia, o presidente norte-americano, Donald Trump, foi visto em público usando máscara pela primeira vez desde o início da pandemia. Para alguns analistas, isso pode reforçar o hábito entre conservadores e ser positivo para o combate ao coronavírus no país.

Conforme a consultoria Pantheon, uma segunda fase de casos da covid-19 nos EUA ainda não atingiu seu pico, mas ela acredita que isso não deve demorar. A consultoria destaca a média móvel dos últimos sete dias de novos casos em vários Estados e aponta que “claramente, a taxa de aumento nos casos tem recuado em todos os grandes Estados que têm sofrido enormes segundas ondas de surto da covid”.

Apesar das preocupações acerca da pandemia e do aumento de pessoas infectadas, os índices futuros das bolsas de Nova York operam com ganhos, no início da noite deste domingo, numa semana em que além de divulgações de balanços, serão informados o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA e o Livro Bege, do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). O documento traz um resumo das condições da economia do país.