A Organização Mundial da Saúde (OMS) está desenvolvendo um novo aplicativo oficial que vai reunir todas as principais informações a respeito da covid-19, causada pelo novo coronavírus e que já infectou mais de 500 mil pessoas em todo o planeta, ajudando na prevenção e no combate à doença. Um dos objetivos também é alertar sobre as fake news.
Desenvolvido por ex-funcionários da Google e da Microsoft, em parceria com especialistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), consultores e embaixadores da OMS, o app WHO MyHealth terá recursos e conteúdos semelhantes aos disponibilizados no chatbot para WhatsApp lançado recentemente.
Uma das ferramentas do programa vai auxiliar o usuário a identificar os sintomas da covid-19 e a fazer um autodiagnóstico, podendo relatar casos em potencial às autoridades. O usuário encontrará ainda dicas sobre como se proceder caso esteja doente e um recurso de notificações de alertas específicos para a sua região.
A OMS vai reunir as principais informações sobre a doença no novo app, Fonte: PhoneArena/Reprodução
Além disso, também será possível registrar o contato com pessoas infectadas, função que a OMS pretende utilizar para rastrear a propagação do novo coronavírus. Mas para tanto, o usuário precisa dar a permissão para compartilhar as suas informações de geolocalização com o app, criando uma espécie de mapa interativo, aproveitando a tecnologia do Google Maps.
O novo aplicativo da OMS sobre a covid-19 será lançado oficialmente neste dia 30 de março, de acordo com o 9to5Google. No entanto, a data ainda pode ser alterada, dependendo dos procedimentos de aprovação das lojas de apps.
A versão para Android poderá ser baixada na Google Play, enquanto a compatível com iOS estará disponível na App Store. O aplicativo WHO MyHealth terá suporte para vários idiomas, como inglês, francês e espanhol, entre outros.
Também está previsto o lançamento de uma versão do novo app da OMS para web