Bolsa afunda 10% e aciona circuit breaker pela primeira vez em três anos
9 de março de 2020


Ibovespa, principal índice acionário da bolsa brasileira, parou de operar na manhã desta segunda-feira, 6, devido a um tombo histórico. Por volta das 10h31, a bolsa bateu os 10,02% de queda, parando os negócios por meia hora. O mecanismo é chamado de circuit breaker.

O Ibovespa operava a 88.178 pontos antes da parada, menor patamar desde dezembro de 2018.  Após o retorno, caso caia mais 5%, um novo circuit breaker é acionado por uma hora. Se no total a bolsa cair 20%, os negócios são interrompidos por todo o dia.

Os negócios na bolsa derretendo são reflexos de uma histeria global devido o avanço da epidemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). No domingo, a Arábia Saudita, em retaliação à Rússia, decidiu depreciar em 10% o preço do petróleo. Isso derrubou as cotações da commodity, que chegaram a cair 30% durante o domingo, 8. Às 10h30, o óleo tipo Brent, comercializado em Londres (Reino Unido), cai 21,3%, cotado a 35,1 dólares. O tombo no preço do barril fez com que as ações da Petrobras caíssem quase 25% na manhã desta segunda-feira, puxando a queda expressiva da bolsa.