Isso também pode acontecer com a sua carreira, caso você escolha uma empresa que não combine com você.
Essas práticas são baseadas na história, missão, valores, crenças e código de ética da empresa, que refletem a identidade da organização e como ela escolheu se expressar para o mercado.
Um dos papéis dos gestores de RH é garantir que nos processos seletivos sejam escolhidos candidatos que se adequem à cultura da empresa, mas isso nem sempre acontece e cabe a você também estar atento para não investir em uma empresa que possa te gerar frustração.
De outro lado, conhecer a cultura de uma empresa pode te ajudar a garantir destaque em uma entrevista de emprego, mostrando como o seu perfil pode somar à organização.
Como conhecer a cultura organizacional de uma empresa?
Pesquise: hoje é muito fácil conhecer a reputação de uma organização através das redes sociais e sites de avaliação como o Glassdoor/LoveMondays. Busque saber o que estão dizendo sobre a empresa, como ela se relaciona com seus clientes e como seus colaboradores se expressam sobre ela(s) em suas redes. Já nos sites de avaliação, você poderá encontrar informações anônimas de funcionários e ex-funcionários.
Mas não se esqueça, não existe empresa perfeita, uma crítica nem sempre é verdadeira e é muito desafiador agradar a todos os tipos de personalidade, então use o bom senso para filtrar as avaliações.
Faça perguntas: muitos processos seletivos já estão permitindo aos candidatos fazerem perguntas em alguma etapa da avaliação. Aproveite esse momento e se informe sobre tudo que possa te agradar ou desagradar dentro de um ambiente de trabalho.
Se conheça: para fazer as perguntas certas é muito importante que você mesmo saiba como é o seu jeito de ser e o que deseja vivenciar em sua vida. Busque formas de autoconhecimento que permitam que você tenha mais clareza sobre si.
Busque referências internas: o Linkedin é uma ótima plataforma para fazer networking e se informar sobre uma empresa. Encontre colaboradores da sua organização de interesse e pesquise sobre como é trabalhar lá e como estão se sentindo enquanto profissionais.
Observe: perceba como são os processos seletivos, eles são impessoais e tradicionais ou investem na humanização e na tecnologia? Isso também indica como a empresa se comporta enquanto cultura. Outra dica é aproveitar quando o recrutamento for dentro da empresa para observar como os colaboradores se comportam e se relacionam uns com os outros, você se sentiria bem ali?
Espero que essas dicas te ajudem a fazer boas escolhas!